segunda-feira, 27 de abril de 2020

AULA 1 | 9º ANO | LINGUAGENS



Vídeo disponível no YouTube. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=BrwttEGsm5g

AULA 1 | 9º ANO | LINGUAGENS 
ATENÇÃO, ESTUDANTE! Para responder às questões, você deverá clicar neste link:
______________________________________________________________________

Leia o fragmento abaixo, do capítulo 7 do livro “O Quinze”, de Raquel de Queiroz.
______________________________________________________________________

         Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes.
         O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro.
         Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
         – Ih! sal puro! Mesmo que pia!
         Mocinha explicou: 
         – Não tinha água mode lavar...
         Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos. 
         Cordulina pediu: 
         – Chico, vê se tu arranja uma agüinha pro café...
         Apesar da fadiga do longo dia de marcha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.
         Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum taco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta.
         Pacientemente, a mãe os consolava:
         – Esperem aí, seu pai já vem...
         Em meia hora, realmente, ele chegou, com a cabaça cheia duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de distância. 
         O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia, correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e colando às bordas a boca sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água tão esperada; mas os outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.
         Aflita, Cordulina interveio:
         – Seus desesperados! Querem ficar sem café?


QUESTÃO 1: COM BASE EM TUDO QUE FOI ESTUDADO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL O FRAGMENTO ACIMA É:

(A)    crônica.  
(B)    diário de bordo.    
(C)    relato de viagem.  
(D)    romance.

QUESTÃO 2: ACERCA DO FRAGMENTO ACIMA DO ROMANCE DA OBRA “O QUINZE”, DE RACHEL DE QUEIROZ, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

      I)         O trecho retirado do romance evidencia um sério problema brasileiro: o drama da seca de 1915; 
     II)         Expressa as características regionais de seus personagens, que diante da fatalidade existencial, acaba se conformando com sua condição de pobreza; 
   III)         Procura fazer do romance a anotação fiel e minuciosa da nova realidade urbana do Nordeste; 
   IV)         Tenta explicar o comportamento do homem nordestino, com base numa postura estritamente científica.

(A)    Todas estão corretas.
(B)    Apenas I e II estão corretas.
(C)    Apenas III e IV estão corretas. 
(D)    Apenas II está correta.

QUESTÃO 3: DE ACORDO COM ESSE TEXTO LIDO, CHICO BENTO FOI ARRUMAR ÁGUA, PORQUE:

(A)    Cordulina queria fazer café.
(B)    Josias lastimava e tossia.
(C)    os meninos comeram carne salgada.
(D)    os meninos exigiam com força o que beber.

QUESTÃO 4:  O TRECHO “– NÃO TINHA ÁGUA MODE LAVAR...” EXPRESSA UM EXEMPLO DE LINGUAGEM COMUM EM:


(A)    textos jornalísticos.
(B)    revistas de ciências.
(C)    palestras acadêmicas.
(D)    falas regionais.


QUESTÃO 5: NO TRECHO “... A GARGANTA SECA E ARDENTE, PARECENDO TER FOGO DENTRO...”, O RECURSO UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPRESSÃO DESTACADA É:

(A)    a comparação de ideias.
(B)    a enumeração de fatos.
(C)    a oposição de ideias.
(D)    a repetição de sons.

______________________________________________________________________

Leia a tirinha abaixo e responda às questões 6 e 7.
______________________________________________________________________

“Níquel Náusea – Tédio no chiqueiro”. São Paulo: Devir, 2006, p.32.

QUESTÃO 6: OBSERVE COM ATENÇÃO A COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS FALANTES NA TIRINHA ACIMA NO SEGUNDO QUADRINHO. EM SEGUIDA, IDENTIFIQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE CONTÉM UMA ORAÇÃO:

(A)    Nossa!!”
(B)    “Que mau-humor!!”
(C)    “Você precisa dormir um pouco!”
(D)    “Oi Zebra!”

QUESTÃO 7: LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A ALTERNATIVA IDENTIFICADA ACIMA, PODE-SE CONCLUIR QUE UMA ORAÇÃO APRESENTA OBRIGATORIAMENTE:

(A)    um verbo ou uma locução verbal. 
(B)    um substantivo. 
(C)    um pronome.
(D)    um advérbio de modo. 

______________________________________________________________________

Leia a tirinha abaixo e responda às questões 8, 9 e 10.
______________________________________________________________________

Dance com os animais
Música para bicho nenhum bicho ficar parado!

O que é, o que é: uma canção toda branca com um pontinho marrom? E o que faz a felicidade de um piolho? A maior curiosidade do gato, você sabe qual é? Não!? Mas pode descobrir a resposta para esses e outros enigmas se ouvir o CD Bicho mistério. 
Além de se divertir bastante e sacudir o esqueleto, você vai ouvir poemas escritos por Léo Cunha, autor de inúmeros livros para crianças, com melodias do músico Zé Campelo e seu grupo de cantores e instrumentistas. 
Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música surpresa! Você que é um bom pé de valsa não pode perder.

 Disponível em: http://chc.org.br.

QUESTÃO 8: NA ORAÇÃO “[...] VOCÊ VAI OUVIR POEMAS ESCRITOS POR LÉO CUNHA [...]”, A LOCUÇÃO VERBAL EM DESTAQUE EQUIVALE AO VERBO: 

(A)    ouvirá.
(B)    ouviria.
(C)    ouviu.
(D)    ouve.

QUESTÃO 9: NA ORAÇÃO “E O QUE FAZ A FELICIDADE DE UM PIOLHO?”, A ORAÇÃO CONSTITUÍDA DENOMINA-SE COMO: 

(A)    período simples.
(B)    período composto.
(C)    período absoluto.
(D)    período predicativo.

QUESTÃO 10: OBSERVE COM ATENÇÃO AS ALTERNATIVAS ABAIXO E MARQUE A CORRETA. QUAL DAS ORAÇÕES TEM UM PERÍODO COMPOSTO?

(A)    “Música para bicho nenhum bicho ficar parado!”
(B)    “E o que faz a felicidade de um piolho?” 
(C)    “Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música [...]”
(D)    “Você que é um bom pé de valsa não pode perder.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 5ª ANO - 2023

                               SONDAGEM 5º ANO  ARQUIVO DA ATIVIDADE PARA DOWNLOAD: https://drive.google.com/file/d/1bW3kUlXsDDdcuOoE3SiTSVB...