AULA 1 | 9º ANO | LINGUAGENS
ATENÇÃO, ESTUDANTE! Para responder às questões, você deverá clicar neste link:
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Leia o fragmento abaixo, do capítulo 7 do livro “O Quinze”, de Raquel de Queiroz.
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Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes.
O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro.
Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
– Ih! sal puro! Mesmo que pia!
Mocinha explicou:
– Não tinha água mode lavar...
Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos.
Cordulina pediu:
– Chico, vê se tu arranja uma agüinha pro café...
Apesar da fadiga do longo dia de marcha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.
Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum taco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta.
Pacientemente, a mãe os consolava:
– Esperem aí, seu pai já vem...
Em meia hora, realmente, ele chegou, com a cabaça cheia duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de distância.
O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia, correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e colando às bordas a boca sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água tão esperada; mas os outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.
Aflita, Cordulina interveio:
– Seus desesperados! Querem ficar sem café?
QUESTÃO 1: COM BASE EM TUDO QUE FOI ESTUDADO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL O FRAGMENTO ACIMA É:
(A) crônica.
(B) diário de bordo.
(C) relato de viagem.
(D) romance.
QUESTÃO 2: ACERCA DO FRAGMENTO ACIMA DO ROMANCE DA OBRA “O QUINZE”, DE RACHEL DE QUEIROZ, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
I) O trecho retirado do romance evidencia um sério problema brasileiro: o drama da seca de 1915;
II) Expressa as características regionais de seus personagens, que diante da fatalidade existencial, acaba se conformando com sua condição de pobreza;
III) Procura fazer do romance a anotação fiel e minuciosa da nova realidade urbana do Nordeste;
IV) Tenta explicar o comportamento do homem nordestino, com base numa postura estritamente científica.
(A) Todas estão corretas.
(B) Apenas I e II estão corretas.
(C) Apenas III e IV estão corretas.
(D) Apenas II está correta.
QUESTÃO 3: DE ACORDO COM ESSE TEXTO LIDO, CHICO BENTO FOI ARRUMAR ÁGUA, PORQUE:
(A) Cordulina queria fazer café.
(B) Josias lastimava e tossia.
(C) os meninos comeram carne salgada.
(D) os meninos exigiam com força o que beber.
QUESTÃO 4: O TRECHO “– NÃO TINHA ÁGUA MODE LAVAR...” EXPRESSA UM EXEMPLO DE LINGUAGEM COMUM EM:
(A) textos jornalísticos.
(B) revistas de ciências.
(C) palestras acadêmicas.
(D) falas regionais.
QUESTÃO 5: NO TRECHO “... A GARGANTA SECA E ARDENTE, PARECENDO TER FOGO DENTRO...”, O RECURSO UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPRESSÃO DESTACADA É:
(A) a comparação de ideias.
(B) a enumeração de fatos.
(C) a oposição de ideias.
(D) a repetição de sons.
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Leia a tirinha abaixo e responda às questões 6 e 7.
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“Níquel Náusea – Tédio no chiqueiro”. São Paulo: Devir, 2006, p.32.
QUESTÃO 6: OBSERVE COM ATENÇÃO A COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS FALANTES NA TIRINHA ACIMA NO SEGUNDO QUADRINHO. EM SEGUIDA, IDENTIFIQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE CONTÉM UMA ORAÇÃO:
(A) Nossa!!”
(B) “Que mau-humor!!”
(C) “Você precisa dormir um pouco!”
(D) “Oi Zebra!”
QUESTÃO 7: LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A ALTERNATIVA IDENTIFICADA ACIMA, PODE-SE CONCLUIR QUE UMA ORAÇÃO APRESENTA OBRIGATORIAMENTE:
(A) um verbo ou uma locução verbal.
(B) um substantivo.
(C) um pronome.
(D) um advérbio de modo.
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Leia a tirinha abaixo e responda às questões 8, 9 e 10.
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Dance com os animais
Música para bicho nenhum bicho ficar parado!
O que é, o que é: uma canção toda branca com um pontinho marrom? E o que faz a felicidade de um piolho? A maior curiosidade do gato, você sabe qual é? Não!? Mas pode descobrir a resposta para esses e outros enigmas se ouvir o CD Bicho mistério.
Além de se divertir bastante e sacudir o esqueleto, você vai ouvir poemas escritos por Léo Cunha, autor de inúmeros livros para crianças, com melodias do músico Zé Campelo e seu grupo de cantores e instrumentistas.
Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música surpresa! Você que é um bom pé de valsa não pode perder.
Disponível em: http://chc.org.br.
QUESTÃO 8: NA ORAÇÃO “[...] VOCÊ VAI OUVIR POEMAS ESCRITOS POR LÉO CUNHA [...]”, A LOCUÇÃO VERBAL EM DESTAQUE EQUIVALE AO VERBO:
(A) ouvirá.
(B) ouviria.
(C) ouviu.
(D) ouve.
QUESTÃO 9: NA ORAÇÃO “E O QUE FAZ A FELICIDADE DE UM PIOLHO?”, A ORAÇÃO CONSTITUÍDA DENOMINA-SE COMO:
(A) período simples.
(B) período composto.
(C) período absoluto.
(D) período predicativo.
QUESTÃO 10: OBSERVE COM ATENÇÃO AS ALTERNATIVAS ABAIXO E MARQUE A CORRETA. QUAL DAS ORAÇÕES TEM UM PERÍODO COMPOSTO?
(A) “Música para bicho nenhum bicho ficar parado!”
(B) “E o que faz a felicidade de um piolho?”
(C) “Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música [...]”
(D) “Você que é um bom pé de valsa não pode perder.”
ARQUIVO DISPONÍVEL EM PDF: https://drive.google.com/file/d/14rPyRp8riBEdyK1wuFvHWxph1wtta9GD/view?usp=sharing
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