PCA | EDUCAÇÃO INFANTIL



O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do ensino fundamental.



Para alcançar este objetivo, o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação, junto a SEDE – Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e SUEAI – Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, construiu, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o material complementar ao livro didático, composto do Manual Ano 1 (1º ano) e Manual Ano 2 (2º ano), que consiste em um guia de orientação para os professores dessas turmas. E os Almanaques Ano 1 e Ano 2, para as mesmas turmas, destinados a todos os estudantes pernambucanos, com uma série de atividades lúdicas que os auxiliam no seu desenvolvimento e aprimoramento no mundo da leitura, no cotidiano da escola. Tais materiais chegarão no formato impresso, para todos os professores e estudantes. Além disso, está disponível também o caderno de mediação pedagógica para todos os professores da pré-escola e educação infantil. 


RELATÓRIOS DE PAGAMENTO

 

Escolas Premiadas

A comissão do Prêmio Escola Destaque, em atendimento aos critérios previstos na Lei nº 16.617 de 15 de julho de 2019, no Decreto nº 49.445 de 16 de setembro de 2020 e na portaria nº 3001 de 29 de setembro de 2020, disponibiliza para acesso público os resultados utilizados para definição das escolas contempladas com o prêmio Escola Destaque e as escolas a serem apoiadas no âmbito do Programa Criança Alfabetizada.

 

Escolas Premiadas
Escolas Apoiadas
Proficiência Municípios
Relação Geral das Escolas
Lei do Programa Criança Alfabetizada
Decreto do Prêmio Escola Destaque
Portaria Pagamento Prêmio Escola Destaque
Portaria Paridade das Escolas Premiadas e Apoiadas
Plano de Utilização de Recursos - PUR
Plano Estratégico de Apoio Técnico-Pedagógico - PEATP


FONTE: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=5101

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 1 📋

QUAL É A PALAVRA?

A criança deve relacionar a imagem com o nome, observando o som e escrita de cada parte da palavra.

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 2 📋

QUAL É O NOME DA FIGURA?


É necessário recortar as letras para que a criança possa montar os nomes das figuras em cada espaço.

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 3 📋

JOGO DA TRINCA


Como jogar:

1. Forme grupos de quatro pessoas. Embaralhe as cartas e distribua seis para cada jogador.
2. junte as cartas restantes.
3. Cada jogador, na sua vez, retira das cartas restantes uma e observa se a palavra rima com alguma carta. Se não rimar, ele coloca a carta no final do monte.
4. O objetivo do jogo é agrupar três cartas que rimem entre si (ex: mão, pão e cão).
5. Ganha o jogo quem conseguir formar o maior número de trincas.

OBS.: Quando não houver mais possibilidades de formar trincas, os jogadores podem trocar cartas entre si (uma por vez).

*************************************************************************************📋 ATIVIDADE 4 📋

DOMINÓ DE RIMAS 




Como jogar:


1. Forme grupos de quatro pessoas. Embaralhe as peças e distribua seis para cada jogador.
2. Junte as peças restantes.
3. Cada jogador vai tentando jogar suas peças, de acordo com a rima, se não tiver a carta, passa a vez para outro jogador.

*************************************************************************************📋 ATIVIDADE 5 📋

COMPLETANDO AS PALAVRAS 




Utilizando o alfabeto móvel preencha os espaços com as letras que estão faltando e forme as palavras.

ALFABETO MÓVEL






Recorte o alfabeto móvel para utilizar na atividade 5: COMPLETANDO AS PALAVRAS. 

*************************************************************************************📋 ATIVIDADE 6 📋

ALFABETO ILUSTRADO 







A criança deve relacionar a imagem com o nome, observando o som e escrita das palavras.


*************************************************************************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 5ª ANO - 2023

                               SONDAGEM 5º ANO  ARQUIVO DA ATIVIDADE PARA DOWNLOAD: https://drive.google.com/file/d/1bW3kUlXsDDdcuOoE3SiTSVB...