PCA | ANOS INICIAIS



O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do ensino fundamental.



Para alcançar este objetivo, o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação, junto a SEDE – Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e SUEAI – Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, construiu, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o material complementar ao livro didático, composto do Manual Ano 1 (1º ano) e Manual Ano 2 (2º ano), que consiste em um guia de orientação para os professores dessas turmas. E os Almanaques Ano 1 e Ano 2, para as mesmas turmas, destinados a todos os estudantes pernambucanos, com uma série de atividades lúdicas que os auxiliam no seu desenvolvimento e aprimoramento no mundo da leitura, no cotidiano da escola. Tais materiais chegarão no formato impresso, para todos os professores e estudantes. Além disso, está disponível também o caderno de mediação pedagógica para todos os professores da pré-escola e educação infantil. 


RELATÓRIOS DE PAGAMENTO

 

Escolas Premiadas

A comissão do Prêmio Escola Destaque, em atendimento aos critérios previstos na Lei nº 16.617 de 15 de julho de 2019, no Decreto nº 49.445 de 16 de setembro de 2020 e na portaria nº 3001 de 29 de setembro de 2020, disponibiliza para acesso público os resultados utilizados para definição das escolas contempladas com o prêmio Escola Destaque e as escolas a serem apoiadas no âmbito do Programa Criança Alfabetizada.

 

Escolas Premiadas
Escolas Apoiadas
Proficiência Municípios
Relação Geral das Escolas
Lei do Programa Criança Alfabetizada
Decreto do Prêmio Escola Destaque
Portaria Pagamento Prêmio Escola Destaque
Portaria Paridade das Escolas Premiadas e Apoiadas
Plano de Utilização de Recursos - PUR
Plano Estratégico de Apoio Técnico-Pedagógico - PEATP


FONTE: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=5101

*************************************************************************************

SUGESTÕES PARA EXPLORAR O EIXO LEITURA-FLUÊNCIA E LEITURA-PROFICIÊNCIA
(Cultura Junina) | 1º Ano dos Anos Iniciais 


A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Que tal explorarmos esse tema tão importante para nossa cultura, através das atividades pedagógicas?

*************************************************************************************

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 1 📋

Almanaque do PCA, página 21. 

  • APRESENTAÇÃO DA IMAGEM PARA EXPLORAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS.
PERGUNTAS ORIENTADORAS: 
  1. O que vocês estão vendo na imagem?
  2. Sabem o que é?
  3. Em qual festa costumamos usar bandeiras para enfeitar?

  • LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 21 SOBRE A IMAGEM

DICA: ANTES DA LEITURA, QUE TAL EXPLORAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS 
SOBRE A ESCRITA DAS PALAVRAS?

* Pergunte se eles conhecem alguma palavra que está no texto;
* Leve cartelas com algumas palavras do texto para dinamizar a leitura;
* Professor, você pode propor a confecção de bonecos para a apresentação na próxima aula.


SUGESTÕES DE PERGUNTAS:

A) Como os bonecos são movimentados?
B) Quais materiais são utilizados na confecção dos bonecos?

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 2 📋

  • QUE TAL APRESENTAR AOS NOSSOS ALUNOS UM POUCO DA CULTURA JUNINA ATRAVÉS DO CANTOR LUIZ GONZAGA?

Almanaque do PCA, páginas 68 e 69. 

* Professor, realize a leitura do texto da página 68 do Almanaque 1;
* Aproveite o momento e disponibilize o link: https://www.youtube.com/watch?v=vkHHC1VuMNc para que as crianças escutem a música que está escrita na página seguinte.

SUGESTÕES PARA EXPLORAR O EIXO LEITURA-FLUÊNCIA:

A) Explore a musicalidade das rimas, a temática, que geralmente remete à cultura nordestina;
B) Treine a entonação;
C) Releia trechos do texto e peça para que os alunos repitam, observando o ritmo na leitura;
D) Peçam que os alunos abram o almanaque na página 69;
E) Eles terão que destacar com o lápis as palavras que você for ditando (além de reconhecer a escrita das palavras, eles estarão lendo);
F) Você, professor, pode aproveitar para explorar os sons finais das palavras (rimas). 

ATENÇÃO!
  
Você pode avaliar a leitura de seus alunos (individualmente). Existem crianças que conseguem ler palavrinhas, outros frases simples... É importante sempre fazer essa avaliação e favorecer momentos de leitura em sala de aula. 

SUGESTÕES DE QUESTÕES:

A) Procure no texto palavras que rimam com:

- Sertão:
- Olhei:

B) Esse tipo de texto serve para:

(   ) ensinar. 
(   ) divertir.
(   ) convidar.
(   ) informar.

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 3 📋

  • CONTINUAÇÃO DAS BANDEIRINHAS (SEQUÊNCIA DE CORES).
Almanaque do PCA, páginas 46 e 47. 

* Professor, essa atividade solicita que a criança apenas desenhe as bandeirinhas, mas que tal você pedir que eles aproveitem o espaço e façam um lindo desenho sobre a cultura junina? 
* Aproveite esse momento e faça os seguintes questionamentos:

- Vocês conhecem alguma comida que faz parte das festas juninas?
- Qual vocês mais gostam?
- Que tal escrevermos o nome delas?

* Após esses questionamentos, construa uma lista coletiva;
* Disponibilize o link para assistir um vídeo bem legal sobre essa festividade: 

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 4 📋

Almanaque do PCA, página 62. 


* Professor, faça a leitura sobre a geografia da cultura pernambucana para seus alunos.

APÓS A LEITURA:

* Nessa página tem uma receita, mas ela não é de uma comida típica do São João. As comidas típicas são fortes elementos na tradição das festas juninas. Que tal fazer uma lista com as comidas juninas preferidas pelas crianças? Aproveite e explore o gênero receita;
* Disponibilize o link sobre comidas juninas: https://www.youtube.com/watch?v=xytbk1l7ngu
* Construa plaquinhas com os nomes de comidas juninas e peça que os alunos leiam em voz alta. (caso sua turminha ainda não saiba ler, você pode apresentar a plaquinha, realizar a leitura em voz alta e eles repetirem);
* Você pode fazer um livrinho da turma: registrando a escrita/ pesquisa das receitas juninas preferidas de cada criança.

DICA: QUERIDO PROFESSOR, FIQUEM À VONTADE PARA ADEQUAR AS ATIVIDADES DESSA SEQUÊNCIA ÀS NECESSIDADES DE SUA TURMINHA! 

*************************************************************************************

SUGESTÕES PARA EXPLORAR O EIXO LEITURA-FLUÊNCIA E LEITURA-PROFICIÊNCIA
(Cultura Junina) | 2º Ano dos Anos Iniciais 


A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Que tal explorarmos esse tema tão importante para nossa cultura, através das atividades pedagógicas?

*************************************************************************************

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 1 📋

Almanaque do PCA, página 80. 

* Professor, seus alunos conhecem as origens das festas juninas? Sabem por que comemos tantas comidas de milho e de onde vêm as danças? É importante ensinar também os aspectos culturais e históricos para eles;
* Realize a leitura do texto da página 80 do almanaque 2;
* Aproveite o momento e disponibilize o link https://www.youtube.com/watch?v=swprup0ljvc, para que as crianças conheçam um pouco mais sobre a origem das festas juninas, através do gibi da Turma da Mônica;
* Faça uma leitura em voz alta;
* Peça que alunos leiam partes do texto em voz alta;
* Releia trechos do texto e peça para que os alunos repitam, observando o ritmo na leitura;
* Faça perguntas para localização das informações explícitas.

SUGESTÕES DE QUESTÕES:

A) Quais povos influenciaram as festas juninas comemoradas no Brasil?
B) Quem são os inventores da pólvora e dos fogos de artifícios? 
C) Qual foi a contribuição dos franceses? 

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 2 📋

  

Almanaque do PCA, página 80. 


* A poesia de cordel é um ótimo instrumento para estimular o hábito da leitura nas crianças;
* Leia as dicas no artigo da nova escola sobre ler com prazer na literatura de cordel: https://novaescola.org.br/conteudo/2049/ler-por-prazer-no-ritmo-do-cordel

SUGESTÕES:

* Peça que os alunos ensaiem em casa a leitura do cordel com antecedência, fazendo a leitura para (com ajuda) seus pais;
* Faça uma leitura em voz alta; 
* Explore a musicalidade das rimas, a temática, que geralmente remete à cultura nordestina;
* Treine a entonação;
* Releia trechos do texto e peça para que os alunos repitam, observando o ritmo na leitura:
* Faça perguntas para localização das informações explícitas;
* Explore os sons finais das palavras (rimas);
* Converse com os alunos sobre a cidade de Caruaru, de sua cultura e tradição das festas juninas, artesanatos e literatura de cordel, etc.

SUGESTÕES DE QUESTÕES:

A) Qual é o gênero textual? 
B) Quem produziu o texto? 
C) Caruaru, a cidade abordada no cordel, é considerada a Capital do Forró, e tem uma das maiores festas juninas do Brasil. Identifique, no texto, quais danças podemos encontrar nas festas juninas de Caruaru.

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 3 📋

Almanaque do PCA, página 21. 

* As comidas típicas são fortes elementos na tradição das festas juninas. Que tal apresentar essas delícias aos alunos e explorar o gênero receita?
* Aproveite o momento e disponibilize o link de um vídeo bem legal, que apresenta um cordel sobre comidas juninas: https://www.youtube.com/watch?v=d4ookjzdpms
* Leia o texto da p. 21, do almanaque 2.

SUGESTÕES PARA EXPLORAR O EIXO LEITURA-FLUÊNCIA E LEITURA-PROFICIÊNCIA 

* Explore o gênero textual receita e sua função social;
* Produza plaquinhas com os nomes de comidas juninas e peça que os alunos leiam em voz alta.

SUGESTÃO DE QUESTÃO:

A) O gênero textual que você acabou de ler tem a função de:

(    ) convidar para uma festa.
(    ) divertir amigos da escola.
(    ) fazer uma reclamação.
(    ) ensinar uma receita.

*************************************************************************************

📋 ATIVIDADE 4 📋

  • AGORA CHEGOU A SUA VEZ. PESQUISE COM SEUS FAMILIARES UMA RECEITA DE UMA COMIDA TÍPICA DE SÃO JOÃO E ESCREVA NO QUADRO ABAIXO.
 
 Solicite que os alunos façam o quadro no caderno deles.

* A participação da familia é muito importante no processo de ensino aprendizagem. A criança aprende muito da cultura e das tradições familiares quando ouvem contos e causos, aprendem receitas, conhecem as danças e vestimentas de festas tradicionais.
* Que tal planejar uma aula síncrona, em que todos estejam vestidos com vestimentas juninas e apresentem comidas típicas e suas receitas? 
* Competência geral nº 3 da BNCC: valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

DICA: QUERIDO PROFESSOR, FIQUEM À VONTADE PARA ADEQUAR AS ATIVIDADES DESSA SEQUÊNCIA ÀS NECESSIDADES DE SUA TURMINHA!

*************************************************************************************

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 5ª ANO - 2023

                               SONDAGEM 5º ANO  ARQUIVO DA ATIVIDADE PARA DOWNLOAD: https://drive.google.com/file/d/1bW3kUlXsDDdcuOoE3SiTSVB...