segunda-feira, 27 de abril de 2020

AULA 1 | 6º ANO | LINGUAGENS


AULA 1 | 6º ANO | LINGUAGENS
ATENÇÃO, ESTUDANTE! Para responder às questões, você deverá clicar neste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmeKUVSBLvjOd_jT35BcWaSGqZsQ02X23FDRc_PI5NsnEaLw/viewform 
Estas atividades farão com que você reforce o que tem visto em sala de aula com seus professores. É uma atividade rica em leituras diversas pelas quais você poderá tornar-se um leitor mais consciente de suas escolhas...
Bora lá?
A proposta das duas primeiras questões é que você consiga localizar informações que estão explícitas (colocadas) em um texto. Leia com calmas as questões até encontrar, claramente, na superfície do texto, o que está sendo pedido no enunciado. Mesmo sendo uma atividade não muito difícil, é muito importante que você leia o texto com calma e atenção... Você consegue... Geralmente, os itens que avaliam essa habilidade apresentam no enunciado, solicitações, como: de acordo com o texto...; ou localize o verso que indica que...; ou localize no texto.  
Nas questões 3 a 5, você poderá encontrar o sentido do texto bem claramente colocado, sem muitas dificuldades, leia os textos com atenção e se precisar releia com mais atenção para encontrar exatamente o que o autor deseja. Lembre-se nessas questões, não é que o que você acha a resposta das questões, mas sim o que o autor que quer você entenda. E, para isso, ele vai te dar dicas, pistas marcadas para você perceba o que ele quer.
Das questões 5 a 10 você poderá inferir o sentido de palavra ou expressão, ou seja, entender o sentido do texto mesmo que ele não esteja escrito diretamente, Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual você, ao inferir o sentido da palavra ou expressão, seleciona relações entre essas informações e seus próprios conhecimentos.
Sua vez...
____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

As Amazônias

Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu. É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais. 

SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

QUESTÃO 1: O TEXTO TRATA:

(A)    da importância econômica do rio Amazonas.
(B)    das características da região Amazônica.
(C)    de um roteiro turístico da região do Amazonas.
(D)    do levantamento da vegetação amazônica.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.

O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado). Disponível em http:www.syntonia.com/textos/textoseecologia/problemaecológico.htm – (Censo 2006)  

QUESTÃO 2: DA MANEIRA COMO O ASSUNTO É TRATADO NO TEXTO, É CORRETO AFIRMAR QUE O MEIO AMBIENTE ESTÁ DEGRADADO PORQUE:

(A)    a destruição é inevitável.
(B)    a civilização o está destruindo.
(C)    a humanidade preserva sua existência.
(D)    as guerras são o principal agente da destruição. 

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.
Prezado Senhor,

Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.

QUESTÃO 3: O TEMA DE INTERESSE DOS ALUNOS É:

(A)    cotidiano.
(B)    escola.
(C)    História do Brasil.
(D)    relação entre pais e filhos.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

Disponível em: http://www.blogger.com/feeds/1820070946129031883/posts/default

QUESTÃO 4: O GAROTO DA TIRINHA É O CALVIN. PELO TEXTO PODEMOS PERCEBER QUE CALVIN:

(A)    é um menino muito organizado e calmo.
(B)    guarda sua jaqueta dentro do armário.
(C)    procura tranquilamente por sua jaqueta.
(D)    acha estranho guardar as roupas no armário.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

Leia as instruções.

QUESTÃO 5: DE ACORDO COM O TEXTO, O DETERGENTE X8: 

(A)    protege a pele das crianças.
(B)    é benéfico para os olhos.
(C)    é saudável quando ingerido.
(D)    tem embalagem inadequada para outros fins.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

Dicas para prevenir dores nas costas
                                              
Para não agredir a coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar-se pela manhã. Espreguiçar e usar os braços para suspender o tronco, enquanto apoiam-se os pés no chão, são atividades indicadas.

QUESTÃO 6: ESSA “DICA” ACONSELHA O LEITOR A EVITAR:

(A)    andar de tamancos ou chinelos.
(B)    engordar demais.
(C)    levantar-se da cama repentinamente.
(D)    usar colchões muito duros ou macios demais.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

O Drama das Paixões Platônicas na Adolescência

Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. 

Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia  justo a maior "crânio" da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
Revista Escola, março 2004, p. 63.
                                       
QUESTÃO 7: PODE-SE DEDUZIR DO TEXTO QUE BRUNO:

(A)    chama a atenção das meninas.
(B)    é mestre na arte de conquistar.
(C)    pode ser conquistado facilmente.
(D)    tem muitos dotes intelectuais.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

Leia o aviso:

QUESTÃO 8: O SIGNIFICADO DA PALAVRA “AVARIADOS” É: 

(A)    de largura maior.
(B)    de tamanho maior.
(C)    com material pesado.
(D)    apresentados com danificações.

____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.

Leia a tirinha abaixo:


QUESTÃO 9: NESSA TIRINHA, A PALAVRA BLAM INDICA:


(A)    o barulho de um relâmpago.
(B)    o grito do bichinho que estava no livro.
(C)    o som do livro se fechando.
(D)    o susto do homem vendo o bichinho.



____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder à questão a seguir.



QUESTÃO 10: A EXPRESSÃO DA PERSONAGEM FEMININA – MAFALDA –, NO PRIMEIRO QUADRINHO, REFORÇA:

(A)    a gravidade da doença revelada no 4° quadrinho.
(B)    a objetividade da resposta do personagem feminino no 2° quadrinho.
(C)    as falas dos personagens no 3° quadrinho.
(D)    a preocupação da pergunta do personagem masculino no 2° quadrinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 5ª ANO - 2023

                               SONDAGEM 5º ANO  ARQUIVO DA ATIVIDADE PARA DOWNLOAD: https://drive.google.com/file/d/1bW3kUlXsDDdcuOoE3SiTSVB...